Seminário “Doing Business in US” foi um sucesso

Na tarde da última sexta-feira (29), a Câmara Texana de Comércio no Brasil (Betchamber), com apoio da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE), realizou, na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no centro do Rio, o seminário “Doing Business in United States”.

O seminário teve como objetivo explicitar aos empresários e investidores brasileiros os procedimentos para o relacionamento comercial entre seus negócios e os EUA, sobretudo no estado do Texas.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente da FCCE, Dr. Paulo Fernando Marcondes Ferraz, que destacou a importância do relacionamento institucional entre as Câmaras de Comércio e o papel de interlocução que as entidades realizam para viabilizar negócios. Ferraz ressaltou o grande trabalho que a Câmara Texana de Comércio no Brasil vem realizando e parabenizou seu presidente, Max Paul, pela realização do seminário.

Dando prosseguimento a abertura do evento, foi a vez do presidente da Betchamber, Dr. Max Paul, fazer uso da palavra. Paul iniciou fazendo um balanço dos dois anos de existência da instituição que preside, destacando que num curto período de tempo, grandes conquistas já foram alcançadas, como internacionalização de negócios, participação em diversos eventos na América, missões comerciais aos EUA e este segundo seminário no Brasil. Após esse breve balanço, Max agradeceu a presença de todos e explicou aos presentes os objetivos do seminário. Em seguida passou a palavra aos conferencistas.

Os conferencistas norte-americanos iniciaram o seminário com a palestra do Sr. Jay Carreira, do Serviço Comercial Americano, que discorreu sobre o ambiente de negócios na América. Após a fala do sr. Carreira, foi a vez de Jason Hilts, presidente e CEO do Brownsville Economic Development Council, que discorreu sobre oportunidades de investimentos em Brownsville.

Demonstrou como esta cidade ao Sul do Texas é estrategicamente localizada, sendo um ponto focal para o comércio internacional, para Américas e Europa.

Em seguida, a sra. Janie Caballero, da University of Texas Pan-American UTPA falou sobre o desenvolvimento de planos de negócios para os investidores e empreendedores brasileiros. Janie é conselheira do Small Business Development Center – uma entidade que fornece apoio aos negócios, desde seu início até seu desenvolvimento nos Estados Unidos. Ela trouxe informações sobre como fazer planos de negócios e projeções financeiras.

Após a explanação de Caballero, a Dra. Cynthia Contreras Gutierrez, Procuradora da Cidade de Edinburg, Rio Grande Valley, falou sobre os passos para abrir empresas nos Estados Unidos. A Dra. Cynthia também fez uma apresentação sobre as oportunidades de investimentos no Sul do Texas, região que tem um enorme potencial de desenvolvimento, com projetos em infra-estrutura, investimentos em imóveis, áreas de ensino e pesquisa e em medicina.

Por último, a Dra. Simone Williams, Advogada de Imigração em Washington, DC, tratou da questão de vistos para investimentos nos Estados Unidos, para executivos, profissionais e seus familiares. Ela apresentou algumas opções para quem quer investir com segurança em projetos de desenvolvimento econômico, e dentro de alguns critérios este investidor poderá obter o visto de residência permanente nos EUA.

Após as apresentações, a Câmara Texana de Comércio no Brasil recebeu seus parceiros e associados para um coquetel na CNC, quando houve a oportunidade de aproximação entre os convidados do Seminário e os palestrantes, em uma interação que proporcionou a todos um maior conhecimento sobre os aspectos práticos e legais em se investir nos Estados Unidos.

Agradecemos a todos os nossos parceiros que tornaram possível este encontro, e convidamos a todos para um novo encontro, em breve.

Autor: Câmara Texana

A Câmara Texana de Comércio no Brasil tem por objetivo promover a relação comercial de seus associados brasileiros no estado do Texas e reciprocamente de seus associados norte americanos no Brasil.

Deixe uma resposta