Brazil Texas Round-Up in Rio

A crise sanitária desencadeada pela pandemia do Covid-19 afetou a economia e a vida de todas as pessoas e empresas. Muitos se adaptaram ao novo cenário para sobreviver a essa nova realidade, outros não resistiram e fecharam as portas. Portanto, o momento exige dos governos, das universidades e do empresariado um protagonismo para reverter o quadro instalado que possa ir além dessa perspectiva reativa.

A retomada do crescimento e do desenvolvimento requer a união de esforços de todos os setores para criar um ambiente favorável a geração de negócios de uma maneira dinâmica e criativa. Neste contexto, o comércio exterior e as relações internacionais podem ser um caminho para fomentar novas parcerias, promover a troca de conhecimento e gerar inovação ampliando o mercado e aumentando a competitividade das empresas.

O Texas, no ano de 2020, alcançou um PIB maior que o do Brasil e apresentou um crescimento contínuo, muito superior a maioria dos outros estados americanos mesmo durante a pandemia, em função do ambiente tributário e legal amplamente favorável aos negócios. Isso se explica em grande parte, também, em razão da qualidade da mão de obra local advinda de um conjunto de universidades renomadas que são verdadeiros centros de desenvolvimento de conhecimento e tecnologia. Numa era do conhecimento, o acesso a novas tecnologias e a hubs de inovação e logística são essenciais para agregar valor e diferencial competitivo às empresas brasileiras e ao empresariado do sudeste em particular.

A identificação do sudeste brasileiro com o Texas é natural. Estados que concentram grandes indústrias, amplos parques tecnológicos e universidades de ponta. O setor de energia tem uma presença significativa nas duas regiões. A Industria cultural e de inovação que existe em Austin, no Texas de um modo geral, e que se materializa na renomada SXSW, por exemplo, se equivalem proporcionalmente a produção cultural e ao ecossistema empreendedor do sudeste brasileiro. Como regiões de vanguarda em seus respectivos países possuem empresas e experiências diante dos temas emergentes da sociedade 4.0.

O BRAZIL TEXAS ROUND-UP IN RIO pretende trazer mais conhecimento, conexão e um amplo leque de oportunidades que podem ser desbravadas pelo trabalho cooperativo e associativo dos diferentes setores da sociedade em conjunto com o ecossistema tecnológico e empreendedor do Texas.

O evento pretende, portanto, aproximar a economia americana com a brasileira a partir do Texas. Nesse sentido de mão dupla, nossa intenção é que o evento possa gerar expectativas e negócios tanto no Brasil quanto no Texas na medida em que o conhecimento é o ponto de partida para as inciativas empresariais.

Autor: Câmara Texana

A Câmara Texana de Comércio no Brasil tem por objetivo promover a relação comercial de seus associados brasileiros no estado do Texas e reciprocamente de seus associados norte americanos no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.